Jump to content
vaval

Como resfriar óleo do cambio AL4

Recommended Posts

Posted (edited)

Consegui recuperar as imagens.

Edited by vaval

Posted (edited)
On 01/10/2019 at 22:49, vaval said:

Consegui recuperar as imagens.

Vaval, obrigado por recuperar as imagens.

Vai ajudar muitos.

Falando em ajudar, me ajuda aí! Como tem ficado a temperatura do AL4 do seu 307? Estou estranhando pois nesta primavera, temperaturas máximas de 31 graus aqui em SP, depois de andar 30 minutos na cidade, com transito normal, quando chego no destino a temperatura do motor em 90 a 95 graus e a do câmbio 45 a 49 graus, medidos com a ponta do termômetro na colméia. Se tiro o sensor da colméia e coloco colado na mangueira de borracha ele aumenta para 54 graus. O câmbio está perfeito. A temperatura do seu está assim também? A ventoinha nem está ligando pois a temperatura não chega nos 65 graus. Não tá muito baixa a temperatura do fluído? Estou pensando até nos próximos kits nem colocar ventoinha...

Edited by Antoniorafilho

3 hours ago, Antoniorafilho said:

Vaval, obrigado por recuperar as imagens.

Vai ajudar muitos.

Falando em ajudar, me ajuda aí! Como tem ficado a temperatura do AL4 do seu 307? Estou estranhando pois nesta primavera, temperaturas máximas de 31 graus aqui em SP, depois de andar 30 minutos na cidade, com transito normal, quando chego no destino a temperatura do motor em 90 a 95 graus e a do câmbio 45 a 49 graus, medidos com a ponta do termômetro na colméia. Se tiro o sensor da colméia e coloco colado na mangueira de borracha ele aumenta para 54 graus. O câmbio está perfeito. A temperatura do seu está assim também? A ventoinha nem está ligando pois a temperatura não chega nos 65 graus. Não tá muito baixa a temperatura do fluído? Estou pensando até nos próximos kits nem colocar ventoinha...

A temperatura normalmente fica entre 50°C e 60°C, o meu sensor eu montei na colmeia, logo na entrada,temperatura medida do óleo vindo da caixa, talvez exista uma variação de - 3°C graus, a ventoinha liga aos 60°, na estrada não liga nunca. Só liga no transito com temperatura externas acima de 30°C ou parado por muito tempo em congestionamentos.

A temperatura está boa,não se preocupe, quanto mais fria melhor.

Realmente é uma nova vida para a AL4, deveria ter vindo de fábrica.

Posted (edited)
12 hours ago, vaval said:

A temperatura normalmente fica entre 50°C e 60°C, o meu sensor eu montei na colmeia, logo na entrada,temperatura medida do óleo vindo da caixa, talvez exista uma variação de - 3°C graus, a ventoinha liga aos 60°, na estrada não liga nunca. Só liga no transito com temperatura externas acima de 30°C ou parado por muito tempo em congestionamentos.

A temperatura está boa,não se preocupe, quanto mais fria melhor.

Realmente é uma nova vida para a AL4, deveria ter vindo de fábrica.

Fiz um teste aqui e coloquei o sensor do termostato colado na mangueira de saída do fluído da caixa e a temperatura fica 5 graus a mais que na entrada da colméia. Por desencargo de consciência, prendi o sensor na mangueira de saída do câmbio com "enforca gato" e mantive a ligação para dentro do carro onde está o visor do termostato. A ventoinha muito raramente liga pois a temperatura nunca chega aos 65 graus. Vamos ver no verão.

Este kit é obrigatório para os AL4. Deveria ser adotado pelos reparadores para resolver de vez os problemas da caixa AL4 que em 95% das vezes, os problemas são relacionados com o superaquecimento do flúido, como os desgastes das buchas traseiras da caixa, discos de composite se desintegrando e forçando o funcionamento das eletroválvulas e causando retenção no filtro, bem como desgastes das cintas que por sua vez comem os tambores de D e R. Porém , a refrigeração da caixa não interessa aos reparadores pois aí perderiam o "filão" das manutenções constantes nas AL4. Se realmente tivesse vindo de fábrica, a história dos câmbios AL4 seria de conforto em marcha e durabilidade, bem diferente da má fama adquirida. Obrigado Vaval.

Ah. segue o link do termostato que comprei e coloquei na parte inferior esquerda do painel do Pallas:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1325286314-termostato-digital-w1209-wk-w2809-sensor-ntc-30-cm-_JM?quantity=1

Parece ser grande nas fotos, mas ele é bem pequeno (metade do tamanho de uma caixa de fósforos).

Edited by Antoniorafilho

11 hours ago, Antoniorafilho said:

Ah. segue o link do termostato que comprei e coloquei na parte inferior esquerda do painel do Pallas:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1325286314-termostato-digital-w1209-wk-w2809-sensor-ntc-30-cm-_JM?quantity=1

Parece ser grande nas fotos, mas ele é bem pequeno (metade do tamanho de uma caixa de fósforos).

O termostato é igual ao meu.

Calculei que a temperatura entre a saída da caixa e entrada no radiador estaria por volta desses valores que vc mencionou, fui modesto quando postei -3°C.

Já vai dissipando a temperatura pelo caminho.

Vídeo do sistema instalado:

Ficou show,parabéns.

Vejam como ficou o meu painel de controle de temperaturas.

IMG-20180815-151505-1.jpg

Esquerda, temperatura radiador principal

Centro, temperatura radiador cambio

Direita, tensão da bateria 

Edited by vaval

On 16/10/2019 at 14:15, vaval said:

Vejam como ficou o meu painel de controle de temperaturas.

IMG-20180815-151505-1.jpg

Esquerda, temperatura radiador principal

Centro, temperatura radiador cambio

Direita, tensão da bateria 

Espetacular. Nível master!