Jump to content
vaval

Como resfriar óleo do cambio AL4

Recommended Posts

Tutorial sem muitas complicações para instalar um radiador de óleo para resfriar o cambio automático AL4, como sabemos o grande vilão do AL4 é o  aquecimento exagerado do óleo do cambio que muitas vezes chega aos 100° causando trancos.

Vamos precisar de uma adaptador que será montado no lugar do trocador de calor original que é ineficiente, um radiador, 3 metros de mangueira para serviços hidráulicos, eu usei AEROQUIP,             4 abraçadeiras, eu usei de inox, barrinha de alumínio para fazer suporte, parafusos porcas e arruelas.

O adaptador ou o kit completo é encontrado na Internet, é só pesquisar.  

119ysle.jpg

11rrckp.jpg

wbe3a0.jpg

eijpc7.jpg

Retirar a roda dianteira esquerda e o para-barro, par ter acesso ao trocador de calor.

a5eux0.jpg

2crq1xy.jpg

É esta peça no centro da imagem e substitui-la pelo adaptador que desviará o óleo para o radiador e seu retorno, usar chave de boca 30mm.

Sugiro montar as mangueiras no adaptador antes de aparafusar a peça, fica mais facil. 

Passe as mangueiras com na foto, não passe por cima da caixa pois atrapalha o seletor de marchas.

2ywsl85.jpg

Retire o para-choques, existem vários videos no youtube explicando como proceder.

2lvl0ch.jpg

Faça os suporte de alumínio, ou outro material conforme a sua conveniência, eu optei por posicionar o radiador um pouco fora do eletroventilador, por entender que pode atrapalhar o fluxo de ar dinâmico.

Prenda o radiador na barra atrás do para-choque, com o radiador encostado na barra que vai servir como dissipador de calor. 

Complete o óleo da caixa com a quantidade necessária, depende do tamanho do radiador usado.

2rmo5kj.jpg

iptyty.jpg

Passe os tubos por esta bolota no acabamento frontal, faça um furo, é necessario retirar o tubo de admissão do ar, que é só encaixado, fácil de tirar.

21n49rk.jpg

No final fica assim.

121yat5.jpg

Edited by vaval
  • Upvote 3

Excelente conteúdo! Obrigado por compartilhar!

Ótima iniciativa e dica, mas não consegui ver as fotos. Teria como postar novamente as fotos, de acordo com o tutorial do grupo, para que todos possam ver?

Obrigado!!

3 hours ago, Leosbruno said:

Ótima iniciativa e dica, mas não consegui ver as fotos. Teria como postar novamente as fotos, de acordo com o tutorial do grupo, para que todos possam ver?

Obrigado!!

As fotos aparecem para mim normalmente.

Estão hospedadas no site TinyPic.

Poderia nos informar onde comprou o kit e o valor?

Obrigado!!

Show! Onde comprou? Vou colocar no meu C4 pra testar!

maaano do céu!vai matar muita gente de raiva pois você eliminou o único calcanhar de aquiles da AL4/DP0: a ineficiência do trocador de calor do câmbio automático.

eu tinha escrito umas 15 linhas sobre isso(agradecendo etc) e tal mas pelo visto não foi!fica aqui meu MUITO OBRIGADO pela iniciativa que certamente é ÚNICA no Brasil, sabe-se que até em países frios como Russia e Polônia os gringos viam a necessidade desse UPGRADE, agora imagina nesse calorzão do Brasil!!!show de bola.

sigo acompanhando, colírio pros meus olhos esse tuto.

11 hours ago, Peugeot206 said:

maaano do céu!vai matar muita gente de raiva pois você eliminou o único calcanhar de aquiles da AL4/DP0: a ineficiência do trocador de calor do câmbio automático.

eu tinha escrito umas 15 linhas sobre isso(agradecendo etc) e tal mas pelo visto não foi!fica aqui meu MUITO OBRIGADO pela iniciativa que certamente é ÚNICA no Brasil, sabe-se que até em países frios como Russia e Polônia os gringos viam a necessidade desse UPGRADE, agora imagina nesse calorzão do Brasil!!!show de bola.

sigo acompanhando, colírio pros meus olhos esse tuto.

Obrigado, 

Esta peça é fabricada na Polônia.

Vou fazer essa adaptação em meu Peugeot 208 também, mas vou colocar a flange de desvio do óleo antes do trocador de calor e continuar a usar o trocador de calor, para isso vou precisar fazer um novo parafuso (mais comprido) em razão da flange. Quando desenvolver o projeto eu posto fotos.

Um abraço.

10 hours ago, Leosbruno said:

Vou fazer essa adaptação em meu Peugeot 208 também, mas vou colocar a flange de desvio do óleo antes do trocador de calor e continuar a usar o trocador de calor, para isso vou precisar fazer um novo parafuso (mais comprido) em razão da flange. Quando desenvolver o projeto eu posto fotos.

Um abraço.

Nos dias de verão, a água do radiador fica muito quente, entorno dos 100°, com o trocador de calor encima da flange,vai aquecer da mesma maneira, no meu entender dá no mesmo.

Tenho um kit tbm ja faz tempo ... nao instalei ainda pois quero trocar os selenoides e oleo tbm. Deixar tudo novo e depois instalar o kit.

Seu tutorial ficou muito top. Parabens.

BSoz3kb.jpg

Estou preparando a fase dois do projeto, instalar uma ventoinha para melhor refrigeração com o carro parado em congestionamentos.

Esperando a ventoinha chegar, a greve bagunçou o projeto.

Aguardem...

Muito legal!!
Podia aproveitar o trampo e colocar um sensor de temperatura na linha pra ficar de olho na temperatura do óleo

13 hours ago, BrenoKuster said:

Muito legal!!
Podia aproveitar o trampo e colocar um sensor de temperatura na linha pra ficar de olho na temperatura do óleo

Já está no projeto, inclusive armar a ventoinha em determinada temperatura que vou definir em funcionamento.

O óleo só circula quando a válvula termostática dentro da AL4 abre, então vou ficar de olho e definir a temperatura de acionamento. 

Eita, muito profissa! Vai fazer esse controle como?

Eita, muito profissa! Vai fazer esse controle como?

Tenho já comprado, um termostato digital que tem um sensor de temperatura que vou fixar na colmeia do radiador.

Depois é só programar em que temperatura ligar e desligar a ventoinha.

Muito simples, como a UCE faz com a temperatura do motor.

8 hours ago, vaval said:

Tenho já comprado, um termostato digital que tem um sensor de temperatura que vou fixar na colmeia do radiador.

Depois é só programar em que temperatura ligar e desligar a ventoinha.

Muito simples, como a UCE faz com a temperatura do motor.

Entendi, a pergunta foi porque achei que você tava com algum projeto de IE aftermarket. Então é pelo termostato que vai ser o controle, bacana. O sensor acredito que deve ser dentro do líquido, como um sensor NTC "genérico", pegar na colmeia você não vai saber a temperatura do líquido...

Entendi, a pergunta foi porque achei que você tava com algum projeto de IE aftermarket. Então é pelo termostato que vai ser o controle, bacana. O sensor acredito que deve ser dentro do líquido, como um sensor NTC "genérico", pegar na colmeia você não vai saber a temperatura do líquido...

Não precisa de tanta precisão, 1 ou 2 graus não vão fazer diferença 

Posted (edited)

Chegou quem faltava, agora é só arrumar um tempo e montar tudo...

wlozsx.jpg

Edited by vaval

Instalação de uma ventoinha para resfriar o radiador.

Material utilizado:
Perfil de aluminio em U 1" 1/8", barras de aluminio 1" 1/8"
Relê, fio, parafusos, termostato digital, arrebites pop etc

14e6irp.jpg
Quadro montado.
2hpja0h.jpg
Ventoinha montada no quadro com parafuso inox.

bj7ds4.jpg

Radiador inserido no quadro e fixado com arrebites POP.
30vj3hc.jpg
Vista pelo lado da colméia.

xgcpon.jpg

Conjunto montado no para-choques.

2qce5us.jpg

Vita de cima, tem bastante espaço para a ventoinha.
atnoz.jpg

Todo serviço foi feito sem desligar as mangueiras, para evitar saida de oleo.
Amanhã vou executar a parte elétrica. 

Edited by vaval
Atualização de fotos

Hoje terminei a instalação com a parte elétrica.

Eu sempre ouvi falar que o óleo só circulava pelo trocador de calor quando atingisse uma determinada temperatura (85°) liberado por uma válvula termostática, isso é falso, constatei que o óleo já circula assim que o motor é ligado, verificado pelo termômetro digital que instalei.

Não fiz teste rodando ainda, mas com o carro em marcha lenta e alcançando a temperatura de trabalho, o termômetro já assinalava 58°.

Regulei para a ventoinha para entrar em funcionamento aos 60° e desligar quando esfriar 10° (50°) .

Este é o primeiro set, com o andar da carruagem vou fazendo as alterações necessárias.  

Cara, que post animal! Nunca tinha visto esse projeto nem esse upgrade, sempre lí por aí que o vilão do AL4 é a temperatura, mas não tinha visto solução ainda.
Mandei meu AL4 para recondicionar total, voltando, verei se faço esse projeto também.

Abraços e parabéns pelo post.

• Like 1