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vaval

Como resfriar óleo do cambio AL4

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Tutorial sem muitas complicações para instalar um radiador de óleo para resfriar o cambio automático AL4, como sabemos o grande vilão do AL4 é o  aquecimento exagerado do óleo do cambio que muitas vezes chega aos 100° causando trancos.

Vamos precisar de uma adaptador que será montado no lugar do trocador de calor original que é ineficiente, um radiador, 3 metros de mangueira para serviços hidráulicos, eu usei AEROQUIP,             4 abraçadeiras, eu usei de inox, barrinha de alumínio para fazer suporte, parafusos porcas e arruelas.

O adaptador ou o kit completo é encontrado na Internet, é só pesquisar.  

119ysle.jpg

11rrckp.jpg

wbe3a0.jpg

eijpc7.jpg

 

Retirar a roda dianteira esquerda e o para-barro, par ter acesso ao trocador de calor.

a5eux0.jpg

2crq1xy.jpg

É esta peça no centro da imagem e substitui-la pelo adaptador que desviará o óleo para o radiador e seu retorno, usar chave de boca 30mm.

Sugiro montar as mangueiras no adaptador antes de aparafusar a peça, fica mais facil. 

Passe as mangueiras com na foto, não passe por cima da caixa pois atrapalha o seletor de marchas.

2ywsl85.jpg

Retire o para-choques, existem vários videos no youtube explicando como proceder.

2lvl0ch.jpg

Faça os suporte de alumínio, ou outro material conforme a sua conveniência, eu optei por posicionar o radiador um pouco fora do eletroventilador, por entender que pode atrapalhar o fluxo de ar dinâmico.

Prenda o radiador na barra atrás do para-choque, com o radiador encostado na barra que vai servir como dissipador de calor. 

Complete o óleo da caixa com a quantidade necessária, depende do tamanho do radiador usado.

 

2rmo5kj.jpg

iptyty.jpg

Passe os tubos por esta bolota no acabamento frontal, faça um furo, é necessario retirar o tubo de admissão do ar, que é só encaixado, fácil de tirar.

21n49rk.jpg

No final fica assim.

121yat5.jpg

 

 

 

 

Edited by vaval
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Excelente conteúdo! Obrigado por compartilhar!

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Ótima iniciativa e dica, mas não consegui ver as fotos. Teria como postar novamente as fotos, de acordo com o tutorial do grupo, para que todos possam ver?

Obrigado!!

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3 hours ago, Leosbruno said:

Ótima iniciativa e dica, mas não consegui ver as fotos. Teria como postar novamente as fotos, de acordo com o tutorial do grupo, para que todos possam ver?

Obrigado!!

As fotos aparecem para mim normalmente.

Estão hospedadas no site TinyPic.

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Poderia nos informar onde comprou o kit e o valor?

Obrigado!!

 

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Show! Onde comprou? Vou colocar no meu C4 pra testar!

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maaano do céu!vai matar muita gente de raiva pois você eliminou o único calcanhar de aquiles da AL4/DP0: a ineficiência do trocador de calor do câmbio automático.

eu tinha escrito umas 15 linhas sobre isso(agradecendo etc) e tal mas pelo visto não foi!fica aqui meu MUITO OBRIGADO pela iniciativa que certamente é ÚNICA no Brasil, sabe-se que até em países frios como Russia e Polônia os gringos viam a necessidade desse UPGRADE, agora imagina nesse calorzão do Brasil!!!show de bola.

sigo acompanhando, colírio pros meus olhos esse tuto.

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11 hours ago, Peugeot206 said:

maaano do céu!vai matar muita gente de raiva pois você eliminou o único calcanhar de aquiles da AL4/DP0: a ineficiência do trocador de calor do câmbio automático.

eu tinha escrito umas 15 linhas sobre isso(agradecendo etc) e tal mas pelo visto não foi!fica aqui meu MUITO OBRIGADO pela iniciativa que certamente é ÚNICA no Brasil, sabe-se que até em países frios como Russia e Polônia os gringos viam a necessidade desse UPGRADE, agora imagina nesse calorzão do Brasil!!!show de bola.

sigo acompanhando, colírio pros meus olhos esse tuto.

Obrigado, 

Esta peça é fabricada na Polônia.

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Vou fazer essa adaptação em meu Peugeot 208 também, mas vou colocar a flange de desvio do óleo antes do trocador de calor e continuar a usar o trocador de calor, para isso vou precisar fazer um novo parafuso (mais comprido) em razão da flange. Quando desenvolver o projeto eu posto fotos.

Um abraço.

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10 hours ago, Leosbruno said:

Vou fazer essa adaptação em meu Peugeot 208 também, mas vou colocar a flange de desvio do óleo antes do trocador de calor e continuar a usar o trocador de calor, para isso vou precisar fazer um novo parafuso (mais comprido) em razão da flange. Quando desenvolver o projeto eu posto fotos.

Um abraço.

Nos dias de verão, a água do radiador fica muito quente, entorno dos 100°, com o trocador de calor encima da flange,vai aquecer da mesma maneira, no meu entender dá no mesmo.

 

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Tenho um kit tbm ja faz tempo ... nao instalei ainda pois quero trocar os selenoides e oleo tbm. Deixar tudo novo e depois instalar o kit.

Seu tutorial ficou muito top. Parabens.

BSoz3kb.jpg

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Estou preparando a fase dois do projeto, instalar uma ventoinha para melhor refrigeração com o carro parado em congestionamentos.

Esperando a ventoinha chegar, a greve bagunçou o projeto.

Aguardem...

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Muito legal!!
Podia aproveitar o trampo e colocar um sensor de temperatura na linha pra ficar de olho na temperatura do óleo

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13 hours ago, BrenoKuster said:

Muito legal!!
Podia aproveitar o trampo e colocar um sensor de temperatura na linha pra ficar de olho na temperatura do óleo

Já está no projeto, inclusive armar a ventoinha em determinada temperatura que vou definir em funcionamento.

O óleo só circula quando a válvula termostática dentro da AL4 abre, então vou ficar de olho e definir a temperatura de acionamento. 

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Eita, muito profissa! Vai fazer esse controle como?

 

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13 hours ago, BrenoKuster said:

Eita, muito profissa! Vai fazer esse controle como?

 

Tenho já comprado, um termostato digital que tem um sensor de temperatura que vou fixar na colmeia do radiador.

Depois é só programar em que temperatura ligar e desligar a ventoinha.

Muito simples, como a UCE faz com a temperatura do motor.

 

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8 hours ago, vaval said:

Tenho já comprado, um termostato digital que tem um sensor de temperatura que vou fixar na colmeia do radiador.

Depois é só programar em que temperatura ligar e desligar a ventoinha.

Muito simples, como a UCE faz com a temperatura do motor.

 

Entendi, a pergunta foi porque achei que você tava com algum projeto de IE aftermarket. Então é pelo termostato que vai ser o controle, bacana. O sensor acredito que deve ser dentro do líquido, como um sensor NTC "genérico", pegar na colmeia você não vai saber a temperatura do líquido...

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13 hours ago, BrenoKuster said:

Entendi, a pergunta foi porque achei que você tava com algum projeto de IE aftermarket. Então é pelo termostato que vai ser o controle, bacana. O sensor acredito que deve ser dentro do líquido, como um sensor NTC "genérico", pegar na colmeia você não vai saber a temperatura do líquido...

Não precisa de tanta precisão, 1 ou 2 graus não vão fazer diferença 

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Posted (edited)

Chegou quem faltava, agora é só arrumar um tempo e montar tudo...

wlozsx.jpg

Edited by vaval

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Instalação de uma ventoinha para resfriar o radiador.

Material utilizado:
Perfil de aluminio em U 1" 1/8", barras de aluminio 1" 1/8"
Relê, fio, parafusos, termostato digital, arrebites pop etc

14e6irp.jpg
Quadro montado.
2hpja0h.jpg
Ventoinha montada no quadro com parafuso inox.
 

bj7ds4.jpg

Radiador inserido no quadro e fixado com arrebites POP.
30vj3hc.jpg
Vista pelo lado da colméia.

xgcpon.jpg


Conjunto montado no para-choques.

2qce5us.jpg

Vita de cima, tem bastante espaço para a ventoinha.
atnoz.jpg

Todo serviço foi feito sem desligar as mangueiras, para evitar saida de oleo.
Amanhã vou executar a parte elétrica. 

Edited by vaval
Atualização de fotos

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Hoje terminei a instalação com a parte elétrica.

Eu sempre ouvi falar que o óleo só circulava pelo trocador de calor quando atingisse uma determinada temperatura (85°) liberado por uma válvula termostática, isso é falso, constatei que o óleo já circula assim que o motor é ligado, verificado pelo termômetro digital que instalei.

Não fiz teste rodando ainda, mas com o carro em marcha lenta e alcançando a temperatura de trabalho, o termômetro já assinalava 58°.

Regulei para a ventoinha para entrar em funcionamento aos 60° e desligar quando esfriar 10° (50°) .

Este é o primeiro set, com o andar da carruagem vou fazendo as alterações necessárias.  

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Cara, que post animal! Nunca tinha visto esse projeto nem esse upgrade, sempre lí por aí que o vilão do AL4 é a temperatura, mas não tinha visto solução ainda.
Mandei meu AL4 para recondicionar total, voltando, verei se faço esse projeto também.

Abraços e parabéns pelo post.

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