Jump to content
Guest Marcelo Vieira

O que é este indicador no meio do RPM, no painel de instrumento? E porque tem uns paineis que marcam até 6.000rpm e outros até 8.000rpm?

Recommended Posts

Guest Alguém...

Creio que a função dele seja medir o nível de água no radiador.

Não é não. Salvo engano é relacionado ao óleo.

• Like 1

De fato, geralmente ali ficaria a pressão de óleo. Mas estranhamente, neste indicador não aparece a unidade do que ele está marcando.

No Peugeot 405 é diferente, sendo que se você não consultar o manual jamais saberá que aquilo é pressão de óleo.

Deve ser o nível do óleo, não a pressão. No 206 até a linha 2004 tinha esse marcador, mas digital e altamente impreciso.

No meu 307/09 é a temperatura do óleo. Marca de 50 a 150, com 100 no meio. 

4 hours ago, Duzinfa said:

Deve ser o nível do óleo, não a pressão. No 206 até a linha 2004 tinha esse marcador, mas digital e altamente impreciso.

Como você mede nível de algo que não fica parado no lugar quando o motor está em funcionamento?

Aqui a imagem de outro painel de 306, com esse mesmo indicador, porém com escala para pressão de óleo a qual me referi no comentário anterior: 

sdc15883.jpg

2 hours ago, greatwalker said:

Aqui a imagem de outro painel de 306, com esse mesmo indicador, porém com escala para pressão de óleo a qual me referi no comentário anterior: 

sdc15883.jpg

Esse painel é dos 306 PH1, pode ser dos modelos S16 ou XSI, e marca a pressão do óleo.

Na outra foto é o painel do 306 PH3 e equipou os modelos Ralye e Passion se não me engano, e também marca a pressão do óleo.
O nível é medido pela "lâmpada do Aladin" que acende ali no painel....

306 PH1 de 95 até 97
306 PH3 de 2000 até 2001

• Like 1

19 hours ago, BlackSunshine said:

Como você mede nível de algo que não fica parado no lugar quando o motor está em funcionamento?

Medindo quando o motor liga. Era como funcionava no 206.

edit: mas o DBA já solucionou o mistério, então todos ficam felizes.

Edited by Duzinfa

On 28/02/2018 at 11:17, Duzinfa said:

Fui ver um Rallye 2001 certa vez para comprar e tinha esse marcador, embora o painel dele não fosse mais o original. Era temperatura ou pressão do óleo, não me recordo.

Nos 306 Ph2 em diante, aquilo ali era o medidor do nível do óleo, era medido assim que ligava o carro...

Quanto ao painel que marca até os 6 mil RPM, são os modelos a Diesel, que algumas pessoas importaram o painel.