Jump to content
Sign in to follow this  
Guest Beterraba

306 só liga quando acelero o carro?

Recommended Posts

Guest Beterraba

Boa noite!

Eu possuo um peugeot 306 e ultimamente ele só liga quando eu piso no acelerador! Eu estou encucado com isto, pois o carro tem injeção eletrônica. Se alguém já passou por isso com o 306, por favor responda.

Obs: O carro não liga se eu não pisar no acelerador, independente se é a primeira ou a sétima partida do dia.

Obs 2: Notei que o ar condicionado parou de funcionar(acusaram o bobina do compressor) e que o carro perdeu potencia(não sei se é impressão minha), não sei se estes dois fatores indicam algo.

Bem estranho mesmo. Já passou o scanner no carro? Isso é primordial. 

Se eu fosse chutar algo, iria no sensor TPS (posição da borboleta) ou sensor de rotação.

"Passar o scanner" não é tão simples assim, o 306 tem o plug padrão OBD2 porém a comunicação não é no padrão universal que qualquer scanner lê. Dependendo da versão do 306 nem OBD2 ele tem, é um plug de 2 pinos perto do módulo de injeção que dá apenas sinais luminosos pra interpretar os erros.

Nas versões que tem o OBD2, o scanner que lê salvo engano é apenas o Lexia, e tem que ser uma versão de firmware antigo. (informação à confirmar)

Se ele não estivesse lendo o sensor de rotação ele morreria.

Chuto algum problema no sensor de posição da borboleta também.

Guest Beterraba

Show. Recentemente o carro está pegando na segunda tentativa, porém não é necessário pisar no acelerador. Outra coisa que notei é que o acelerador e o contra giro as vezes ficam "malucos" durante a partida...Ex: o contra giro trava por 10 segundos ou o velocímetro e o contra giro vão até o topo e voltam.

Obrigado pelas ditas sobre a borboleta! Antes de averiguar isto, vou ver se não tem algum aterramento solto.

Obs: O problema relatado no início apareceu semana passada, antes o carro pegava de primeira.

Verifique também o estado da bateria e do alternador. Os Peugeot não se dão bem com variações de carga.

Guest Beterraba

Tudo bem.

Guest Beterraba

Bom dia,

Retornei para avisar que o problema foi resolvido com a troca da bateria. Com a bateria fraca, a bomba de combustível não tinha força para ""mandar"" gasolina.

Obs: O ar condicionado não tinha nada a ver com com o problema e a perda de potência era impressão minha.

Agradeço a todos pela ajuda!

Excelente! Que bom que resolveu. De qualquer forma não deixe de verificar o estado do alternador para saber se está carregando dentro dos padrões.