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Roger Correa

Roda trava e o pedal fica duro

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Pessoal, tudo bem?

Recentemente troquei as pastilhas e a mangueira do flexível das rodas dianteiras do meu 307.
Rodei com ele uns 500km e agora ele do nada, começa a ficar com o pedal duro e travar a roda, até parar completamente o carro.

Fiz limpeza do sistema e troquei o óleo e não resolveu. Dois dias depois travou e parou de novo. E é sempre na mesma rua, uma descida forte aqui perto de casa.

Um mecânico que eu procurei (mudei há pouco tempo de cidade) disse que limpou a pinça mas que acha que o problema é no ABS.

Porém, eu nunca vi caso de o ABS travar a roda completamente com o carro andando e a mesma destravar quando se solta a mangueira. Se fosse o ABS, soltando a mangueira, não continuaria travado?

Meu carro tá com quase 100 mil km e quando piso no freio, ouço o barulho do servo-freio. Será que não é ele que está deixando entrar ar no sistema e precisando ser trocado?

Sinceramente... essa conversa de que o problema era no ABS não colou pra mim.

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Se você der uma pesquisada rápida no Google vai ver que existem N casos iguais ao seu. Muito difícil que seja o ABS, ainda mais que o problema ocorreu depois de uma manutenção no sistema.

Acho que o primeiro passo é sangrar o sistema (a sangria foi bem feita?), checar cilindro mestre e servo freio.

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Eu sei que existem N casos assim, cara. A minha dúvida é se o ABS pode atuar travando uma roda assim a ponto do carro não sair do lugar e com o pedal ficando completamente duro e se soltando a mangueira, ele volta ao normal.

Pra mim, quando o ABS deixa de funcionar, ele simplesmente não atua com o destravamento da roda em caso de frenagem forte.

O meu servo-freio já tá na hora de trocar, porque ele faz barulho de ar quando pisa no pedal. Porém, já fui em 2 mecânicos e ambos falaram que o problema provavelmente é o ABS e que não mexem com isso.

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Desculpe se pareci rude, não foi a intenção.

Quis dizer que tem muitos casos parecidos por aí que no final não se tratavam de problema em ABS, inclusive em carros que sequer possuem o sistema, então você muito provavelmente pode descartar problema com ele. Os sintomas que você encontra na internet é justamente o seu: pedal duro e freio atuando sozinho.

E ressalto: se o problema começou depois de uma manutenção provavelmente alguma coisa aconteceu durante o procedimento que tá te causando isso.

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Se fosse anomalia no ABS acusaria no painel.

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Também acho.
Agora o freio parou de travar, porém está com pouca eficiência.

Vou trocar o hidrovácuo de toda forma. É comum ele durar até uns 95, 100 mil km?

Edited by Roger Correa

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Hidrovácuo dura uma eternidade. De todos os carros que tive, e não foram poucos, foi uma peça que nunca precisei trocar. Sabe se o mangote de freio substituído é realmente do modelo do seu carro? É peça original? Fez o caminho correto e usou os suportes certos? Já removeu o mangote e verificou se tem passagem para o fluído? Vi um caso desse em um Escort Zetec de um amigo. Os mangotes dianteiros estavam completamente entupidos.

 

Salvo engano, existe uma válvula equalizadora que distribui a frenagem pelas rodas, evitando que trave somente um eixo. Sei que as Hoggar possuem e fica próximo ao eixo traseiro. Provavelmente o restante da linha Peugeot também possui. Vale verificar ela.

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Então... mas o meu caso é que quando eu aciono o pedal, ouço o barulho de ar. Isso pra mim é sintoma do hidrovácuo indo pro brejo, não? O carro já está com 100 mil km.

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Hidrovacuo dura mesmo, se ele tá ruim pode ser cagada da manutenção do maluco la.

 

ABS com certeza não é o responsável do problema, tá com cara de linha entupida ou alguma treta no cilindro mestre, ou nas pinças.

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Pinça eu não sei, porque o carro foi batido no lado da na roda que tava garrando...
Porém eu arrumei tudo e rodei uns 500km antes de começar a dar esse problema no freio.
Já pedi pra verificarem ela umas 3x.

De qualquer forma, o barulho de ar quando pisa no pedal não é sinal de hidrovácuo ruim?

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Antigamente existia uma válvula no hidrovácuo. Ela era feita de plástico e tinha uma mangueira que saía dela. Não sei se hoje em dia isso ainda existe, mas era bem comum ela dar problema de vedação. Ela só pode dar passagem de ar em uma direção. Antes de sair trocando o hidrovácuo, dá uma pesquisada pra ver se o seu carro ainda é equipado com ela.

 

EDIT:

 

Olha ela aqui:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1023030129-valvula-hidrovacuo-picasso-peugeot-307-20-2006-2864-j-_JM

 

Quando ela dá problema você escuta esse barulho de ar mesmo.

Edited by BlackSunshine
Complemento de informação

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17 hours ago, Roger Correa said:

Pinça eu não sei, porque o carro foi batido no lado da na roda que tava garrando...
Porém eu arrumei tudo e rodei uns 500km antes de começar a dar esse problema no freio.
Já pedi pra verificarem ela umas 3x.

De qualquer forma, o barulho de ar quando pisa no pedal não é sinal de hidrovácuo ruim?

Cara 500 km não é nada.

 

esseé um detalhe muito importante que vc devia ter falado no começo.

Problema de pinça não voltar pode acontecer se o êmbolo dela deu uma zuada, se ela tá funcionando " torcida"  se o disco tá zuado, se ela tá vibrando.

 

Se eu fosse vc, Arrumaria um cara descente e pediria pra olha o disco e desmontar a pinça pra avaliar.

 

Edited by Rampazzo2

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7 hours ago, Rampazzo2 said:

Cara 500 km não é nada.

 

esseé um detalhe muito importante que vc devia ter falado no começo.

Problema de pinça não voltar pode acontecer se o êmbolo dela deu uma zuada, se ela tá funcionando " torcida"  se o disco tá zuado, se ela tá vibrando.

 

Se eu fosse vc, Arrumaria um cara descente e pediria pra olha o disco e desmontar a pinça pra avaliar.

 

Pinça não geraria barulho de ar.

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2 hours ago, BlackSunshine said:

Pinça não geraria barulho de ar.

Servo freio não trava uma pinça.

 

Que por coincidência acabou de tomar uma porrada.

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14 hours ago, Rampazzo2 said:

 

Servo freio não trava uma pinça.

 

Que por coincidência acabou de tomar uma porrada.

Então podemos ter dois problemas distintos. Defeito oriundo da pinça e válvula do hidrovácuo com defeito.

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