Jump to content
macvitor

Filtro de AR com presença de ÓLEO!!!

Recommended Posts

Bom dia.

Ontem fiz a revisão do meu carro e substituição dos filtros, inclusive filtro de ar. Havia presença de óleo do motor no filtro de ar.

Alguém sabe o motivo? Tem algo relacionado com o cabeçote?

Pode ser o suspiro entupido. Geralmente é isso.

Como posso localizar esse suspiro, amigo?

Geralmente é um tubo que sai da tampa de válvulas e vai até o filtro de ar.

Ok, localizei amigo. Pode ser feita limpeza ou tem que substituir?

A função do respiro é direcionar os vapores de óleo para a admissão. Se você fica muito tempo (mais de ano) sem fazer limpeza de TBI e do próprio duto, ele fica cheio de óleo, que pode acabar migrando para o filtro mesmo, escorrendo. Nada de alarmante.

Obrigado, Kleberlpa!

Como posso fazer a limpeza do respiro? Usando qual produto?

Edited by macvitor

6 hours ago, macvitor said:

Obrigado, Kleberlpa!

Como posso fazer a limpeza do respiro? Usando qual produto?

Cara, rlx da nada isso.

Tpo, esse tal do duto passa "vapor de óleo" ele sai do motor e entra na logo depois do filtro, como tem um fluxo de ar lá, o óleo é levado pra queimar no motor.

Mas tpo, uma parte do óleo pode (e vai) pro outro lado e chega no filtro, por inúmeros motivos, mas isso não é nada, geralmente é pouca coisa.

Oq vc deve se preocupar é de  em 1 mês de uso o filtro de ar esteja ensopado de óleo, aí é bo, mas se vc foi trocar pq já tava na km, e tava sujinho de óleo, segue o baile.

Levei no mecânico e ele falou que precisa fazer a limpeza do TBI e também do respiro. 

Falou também pra eu diminuir o tempo de troca do óleo de 10 mil para 5 mil km,  devido estar com km alta (80 mil) para que evite a formação de borra e entupa novamente.

Sempre utilizei o óleo da Total 10w40 recomendado no manual, mas na última troca coloquei Havoline 10w40.

Essa informação do mecânico procede?

Não. O óleo dura o quanto está descrito pelo fabricante. Você só vai torrar dinheiro fazendo isso. Pode até antecipar a troca em 1000KM, mas pela metade é exagero.

22 minutes ago, BlackSunshine said:

Não. O óleo dura o quanto está descrito pelo fabricante. Você só vai torrar dinheiro fazendo isso. Pode até antecipar a troca em 1000KM, mas pela metade é exagero.

Acho que depende, Black. Tem a questão do uso severo* e do uso comum, onde a maioria das pessoas recomendam 6 meses ou 5.000KM para o uso severo e 10.000KM ou 12 meses para o uso comum, o que ocorrer primeiro. Além disso,  o 10w40 é o semi-sintético e dizem que dura um pouco menos que o sintético.

*Uso severo: trajetos curtos, motor frio.

Eu sempre troquei de 6 em 6 meses todos os óleos dos meus carros porque considero o meu uso bem severo e por entender que a troca de óleo não é um custo exacerbado que pode me prevenir de uma dor de cabeça imensa lá na frente.

Edited by Lucas Figueiredo

80k km não é muito.

Não é nem um terço da vida útil projetada do motor.

Troca óleo do jeito que vc tá fazendo e seja feliz.

14 hours ago, Lucas Figueiredo said:

Acho que depende, Black. Tem a questão do uso severo* e do uso comum, onde a maioria das pessoas recomendam 6 meses ou 5.000KM para o uso severo e 10.000KM ou 12 meses para o uso comum, o que ocorrer primeiro. Além disso,  o 10w40 é o semi-sintético e dizem que dura um pouco menos que o sintético.

*Uso severo: trajetos curtos, motor frio.

Eu sempre troquei de 6 em 6 meses todos os óleos dos meus carros porque considero o meu uso bem severo e por entender que a troca de óleo não é um custo exacerbado que pode me prevenir de uma dor de cabeça imensa lá na frente.

Concordo. Porém cortar pela metade o tempo da troca do óleo é jogar dinheiro fora.

27 minutes ago, BlackSunshine said:

Concordo. Porém cortar pela metade o tempo da troca do óleo é jogar dinheiro fora.

Sigo o relator... kkkkkkkkkk

Pessoal, estou voltando pra dar o feedback pra vcs.

O mecânico limpou o TBI e também o coletor de admissão, que estava sujo de óleo.

Ele me falou que se agora voltar a sujar de óleo como estava, o problema é nos retentores de válvulas.

4 minutes ago, macvitor said:

Pessoal, estou voltando pra dar o feedback pra vcs.

O mecânico limpou o TBI e também o coletor de admissão, que estava sujo de óleo.

Ele me falou que se agora voltar a sujar de óleo como estava, o problema é nos retentores de válvulas.

Vai acompanhar por qto tempo para ter certeza?

1 hour ago, Elvio Latorre said:

Esse truco aí ele não vai pedir 6

Esquece mano, vai continuar sujando de óleo de qualquer forma, é assim que o sistema funciona, necessariamente vai ter óleo passando ali, vindo do respiro. 

Retentor de válvula ruim faria o carro "fumar" e beber óleo, e o seu mecânico sabe disso. Não vejo como um retentor ruim vai passar óleo pro filtro sem necessariamente passar muito mais óleo para a câmara de combustão e fazer o motor "fumar"

Muito Óleo passando pelo respiro aponta muito mais para uma falta de vedação dos cilindros, aumentando o blow by do que retentor, se vc quiser realmente quiser investigar isso, vale a pena verificar a compressão dos cilindros, mas mesmo assim, vc iria ver outras coisas antes

Edited by Rampazzo2
  • Like 1

1 hour ago, Elvio Latorre said:

Por 1 mês. Se não apresentar óleo, deve ser verificado na próxima revisão, que é daqui 10 mil km.

O filtro que troquei semana passada já estava sujo de óleo. Nas outras revisões estava sempre seco, seco, sem presença nenhuma de óleo.

31 minutes ago, Rampazzo2 said:

Esse truco aí ele não vai pedir 6

Esquece mano, vai continuar sujando de óleo de qualquer forma, é assim que o sistema funciona, necessariamente vai ter óleo passando ali, vindo do respiro. 

Retentor de válvula ruim faria o carro "fumar" e beber óleo, e o seu mecânico sabe disso. Não vejo como um retentor ruim vai passar óleo pro filtro sem necessariamente passar muito mais óleo para a câmara de combustão e fazer o motor "fumar"

O mecânico também me falou sobre da presença de óleo nessa região, mas que da forma que estava era anormal, pq estava encharcado de óleo e havia óleo puro no filtro de ar, que eu havia trocado há uma semana.

No mais vou acompanhar o que vai acontecer para saber se a limpeza resolveu ou não o problema.

Obrigado pela ajuda de todos!

41 minutes ago, macvitor said:

Por 1 mês. Se não apresentar óleo, deve ser verificado na próxima revisão, que é daqui 10 mil km.

O filtro que troquei semana passada já estava sujo de óleo. Nas outras revisões estava sempre seco, seco, sem presença nenhuma de óleo.

Beleza, depois conte para nós o resultado... Boa sorte!

Mas aí, o mais importante qual a km do motor?

1 hour ago, Rampazzo2 said:

Mas aí, o mais importante qual a km do motor?

80 mil km agora