Jump to content
alphonsus

Cruise Control 308 Manual + Dicas DiagBox

Recommended Posts

Pessoal, apesar de ter um tópico dedicado para o funcionamento do piloto automático para 207br, resolvi abrir um especifico para os 308 pois não consegui ativar, mas cheguei na trave e espero que minhas dicas possam ajudar a futuros fuçadores tais como eu rs.

Eu basicamente segui o tutorial deste vídeo:

Oras, deveria funcionar perfeitamente a não ser pelo fato de ser um 308. No Diagbox percebemos que não há a opção do nosso 308, logo, utilizei o modelo 307 CAN. Segui exatamente a primeira parte do tutorial ativando na BSI, mas na ECU não funcionou. E porque não funcionou? Simples, não tinha a opção de TELECODIFICAÇÃO MANUAL.

Durante os testeis andei analisando cada detalhe de cada tela do programa e reparei que o Diagbox funciona por meio de scrips de programação. Ou seja, cada botão acionado abre uma determinada função para executar (sei disso pois sou programador e a linguagem dos scripts são bem intuitivas rsrs).

Como não conseguia chegar na tela de telecodificação manual, eu resolvi “enganar” o Diagbox e mudar o script, ou seja, ao clicar no botão X ele executa a função Y.

Eu segui a ordem Calculador do motor >> ME749 >> ME749 N6A (não achei a diferença entre os modelos e nenhuma referencia na ECU) >> ME749 FLEX FUEL >> REPARAÇÃO

Como havia dito, nesta tela apenas tenho as opções TELECARREGAMENTO, PACK REPARAÇÃO, LEITURA DOS DEFEITOS.

Ao clicar em qualquer opção, você observa que no canto inferior esquerdo ele mostra qual script está aberto. Sendo assim, o que fiz foi: abrir a opção PACK REPARAÇÃO, descobrir o nome do script que está tela executa, trocar o arquivo pelo telecarregamento manual e, usar a função de novo. SIM, FUNCIONOU!

Diante disso cheguei nas opções de TELECODIFICAÇÃO DO CALCULADOR! Genial! Mas, como nem tudo são flores, ao tentar habilitar o RVV2, o programa exibe um alerta “Falhou na telecodificação”.

Logo, por hora, estou parado aqui, mas estudando e buscando soluções. Pode ser que a ECU não seja a correta, pode ser que uma atualização de firmeware de ECU resolva codificar, pode ser que outro cabo com mais “opções” consiga fazer este serviço mas, por hoje, encerro as atividades.

Em fim, gostaria de compartilhar essa minha experiência com vocês! Sugestões são sempre bem vindas de coisas para serem testadas, além de teorias!