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Douglas.gl

Problema Sistema de Arrefecimento 208 1.5

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Bom dia, senhores, estou com um problema que se arrasta a uns 2 meses. O relato é meio grande, então peço paciência devido ao tamanho do texto.

Moro em Curitiba-PR e em meados de novembro, reparei que a terceira luz branca da temperatura do meu 208 estava acendendo esporadicamente logo depois de andar uns 5~10min com o carro, dei uma olhada no reservatório do liquido do sistema e estava bem sujo. Comprei os fluidos e a agua especifica, levei em uma oficina e solicitei que fosse feito a limpeza do sistema. Ai começou a minha dor de cabeça:

Após sair da oficina, a 3° luz que antes acendia esporadicamente, começou acender com bastante frequência, e isso me incomodou muito. Liguei na Oficina onde fiz o serviço, o mecânico informou que era bem estranho, mas disse que o problema poderia ser a válvula termostática "preguiçosa" segundo ele. Como ele sempre foi o meu mecânico, confiei na analise e comprei a válvula termostática e fiz a troca.

Ao sair da oficina, ao invés do problema ter sido solucionado, a 3° luz branca que antes acendia repetidamente, agora fica o tempo todo acesa e o eletroventilador, liga no segundo estagio e não para e a luz não apaga, ou seja, após o carro aquecer ele ultrapassa os 100°C e o eletroventilador não desarma.

Mesmo assim o carro não ultrapassa a 3° luz branca. Continuei andando com o carro.

No final do ano passado, precisava viajar e o meu mecânico não podia me atender, fui em um segundo mecânico e o mesmo me indicou fazer uma limpeza do radiador, nessa altura, eu precisava viajar e como não tinha muito tempo, realizei a limpeza e para a minha surpresa não havia nada de sujeira no radiador(tempo e dinheiro perdido).

Como o problema se manteve, levei em um terceiro mecânico, devido a falta de horários, esse ultimo, trabalha com carros importados e foi um indicação, o mesmo retirou a bomba dágua e estava normal, trocou o sensor de temperatura(normal, com o computador no carro o 1° estagio do eletroventilador arma com 93°c e o segundo com 103°c, a temperatura baixa um pouco, mas depois volta a subir e estaciona em 103°C e 105°C), trocamos a válvula que ainda estava na garantia e o problema persistiu. "Terceira luz = Eletroventilador armado".

Esse ultimo mecânico disse que eu poderia viajar, porem com cautela, na viagem correu tudo bem, o carro não ferveu nem nada e eu reparei que ao passar nas praças de pedagio o eletroventilador não estava ligado, mesmo com o ar condicionado ligado.

Chegando em Curitiba, o problema apareceu novamente, e agora o carro esta na oficina, liguei a pouco para o mecânico ele comentou que esta procurando por uma resistência do eletroventilador, para testar e tirar a duvida sobre essa peça.

Não estou confiante que o problema sera resolvido, alguem ai passou por algo parecido? Podem me indicar um oficina especializada em francês aqui em CTBA?

 

Desculpem o tamanho do texto.

 

 

 

 

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É bom escrever tudo que já fez, pois assim já dá pra eliminar algumas hipóteses.

 

Uma possível causa para o seu problema é que o radiador esteja parcialmente entupido, assim a água não passa por todas as galerias, uma forma de verificar isso é com o carro quente, ver se o radiador está quente por inteiro se estiver só na parte de cima, achou sei problema.

 

 

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1 hour ago, Rampazzo2 said:

É bom escrever tudo que já fez, pois assim já dá pra eliminar algumas hipóteses.

 

Uma possível causa para o seu problema é que o radiador esteja parcialmente entupido, assim a água não passa por todas as galerias, uma forma de verificar isso é com o carro quente, ver se o radiador está quente por inteiro se estiver só na parte de cima, achou sei problema.

 

 

Obrigado pelo retorno.

Então, quando fiz a limpeza do radiador, ele foi "varetado" e me informaram que não estava entupido. Então também podemos eliminar essa hipótese.

Vlw.

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Me parece mais que o problema aí está relacionado ao ventilador, e não ao sistema de arrefecimento. Você já trocou a válvula termoestática, varetou radiador, limpou todo o sistema e, nada. Então, como o ventilador não liga, possivelmente a resistência foi pro saco sim!

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On 1/12/2019 at 11:22 AM, Lucas Figueiredo said:

Me parece mais que o problema aí está relacionado ao ventilador, e não ao sistema de arrefecimento. Você já trocou a válvula termoestática, varetou radiador, limpou todo o sistema e, nada. Então, como o ventilador não liga, possivelmente a resistência foi pro saco sim!

Bom dia, falei com o mecânico na sexta feira, e como ele disse que quase tudo o que poderia ser já foi testado, só poderia ser a resistência, porem o eletroventilador esta funcionando sim, tanto no primeiro, quanto no segundo estagio, sendo q ele fica ligado no segundo o tempo todo após atingir a 3° luz do painel.

O que ele comentou, é que quando o carro esta parado e ele acompanhando as temperaturas, o eletroventilador não esta sendo acionado no momento certo, por exemplo:

Quando o carro esta frio, ele aciona o primeiro estagio estando em 94°C e o segundo em 103°C.

Após ele esfriar um pouco, chega a 90°C não arma o primeiro estagio e arma o segundo em 100°C

O que estou tentando dizer é que ele esta armando tanto o primeiro e segundo estagio em temperaturas diferentes e não sempre nas mesmas, então ele chegou na conclusão que pode ser a resistência. Eu ainda continuo acreditando que não é, mas vou acabar comprando a peça e substituindo para tirar a duvida.

 

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E aí jovem, resolveu? Dá o feedback aí hehehe

 

Abraços!

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On 1/28/2019 at 4:50 PM, Lucas Figueiredo said:

E aí jovem, resolveu? Dá o feedback aí hehehe

 

Abraços!

Nada resolvido, troquei a resistência do eletroventilador e o problema continua. Conversei com dois mecânicos, um especializado em francês, só q não pode me atender devido a problemas familiares, e ambos comentaram que pode ser o liquido de arrefecimento que eu coloquei um pouco antes de começar o problema.

Eles disseram que os carros franceses, tem que trabalhar com o liquido e proporção de agua adequada, porem no manual não tem especifico qual o liquido e nem a proporção, eu comprei um Petronas Coolant (Verde Escuro) concentrado e havia colocado 50/50. Nas próximas semanas vou levar na concessionaria e fazer a troca pelo liquido original.

Pedi informações na css sobre qual o liquido e eles também não sabem qual é já que a embalagem vem apenas com o emblema da marca.

Resumindo, vou morrer com 280 reais para verificar se é ou não o liquido.

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6 hours ago, Douglas.gl said:

Resumindo, vou morrer com 280 reais para verificar se é ou não o liquido

.

Quase certo que não é essa a razão do problema... nunca vi tal justificativa... tivemos uns 8 franceses na família e sempre apenas completei o reservatório (nas raríssimas vezes em que foi necessário) com o líquido, que inclusive já vem pronto pra uso cfe embalagens e nunca tivemos problemas...

Prova é que nem na CCS souberam te informar a marca do original...

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Maluco nada a ver issae. 

Juro pra vc, o aditivo serve só pra não congelar, e pra evitar corrosão, não tem absolutamente nada a ver com a troca de calor.

 

Tanto que em carros de corrida se usa água, ( pq o aditivo quando vaza fica tipo um óleo na pista) e não super aquece por isso.

 

Nem gaste seu dinheiro com isso.

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Como os colegas já alertaram, estar aquecendo por proporção incorreta de aditivo/água é beira à bizarrice, não tem muito sentido. Quanto à própria concessionária não saber que tipo de líquido é, balela. Não falaram pra você não comprar por fora. 

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14 hours ago, Lucas Figueiredo said:

.... Quanto à própria concessionária não saber que tipo de líquido é, balela. Não falaram pra você não comprar por fora. 

Às vezes é desconhecimento mesmo... por mais incrível que isso possa parecer, afinal é a CCS da montadora. Já observou que as CCS não mantém o padrão da montadora nem para a troca de óleo? Muitas ao executar o serviço já entregam pro mecânico um galão com óleo a granel, e aí vai da empresa a escolha do fornecedor (e aos clientes rezarem para ao menos ser algo que atenda as especificações do motor).

Não faz idéia da minha felicidade ao terminar a garantia e poder eu próprio escolher o óleo para meu carro (o melhor possível) e ter certeza que estou pagando menos por uma qualidade muito superior ao ofertado nas CCS...

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Cara já ouvi vários relatos semelhantes ao seu e algumas pessoas falaram que seria um relé dop radiador que é zuado, a PSA deveria fazer um recall disto pelo tanto de reclamação que leio.

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Apenas a título de informação, os motores 1.4 e 1.5 da PSA sofreram muito com corrosão por água sem aditivo e ou proporção errada, bem como por problemas na junta de cabeçote deste motor, pelo seu relato acredito que o problema seja algum desses itens, mas para isso precisa de uma mão de obra qualificada, o que hoje em dia é raro, pois na maioria das vezes temos mecânicos especialistas em troca de peças, e para resolver o problema vão por tentativa e erro trocando peças até resolver o problema, e o cliente pagando.

Pelo seu relato parece muito que o problema seja a junta do cabeçote, pois o sistema de arrefecimento funciona normalmente, mas não consegue refrigerar o carro depois de algum tempo, veja se as mangueiras do radiador ficam muito duras e inchadas, sintomas de vazamento de compressão para o sistema do radiador.

Boa sorte.

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