Jump to content
Douglas.gl

Problema Sistema de Arrefecimento 208 1.5

Recommended Posts

Bom dia, senhores, estou com um problema que se arrasta a uns 2 meses. O relato é meio grande, então peço paciência devido ao tamanho do texto.

Moro em Curitiba-PR e em meados de novembro, reparei que a terceira luz branca da temperatura do meu 208 estava acendendo esporadicamente logo depois de andar uns 5~10min com o carro, dei uma olhada no reservatório do liquido do sistema e estava bem sujo. Comprei os fluidos e a agua especifica, levei em uma oficina e solicitei que fosse feito a limpeza do sistema. Ai começou a minha dor de cabeça:

Após sair da oficina, a 3° luz que antes acendia esporadicamente, começou acender com bastante frequência, e isso me incomodou muito. Liguei na Oficina onde fiz o serviço, o mecânico informou que era bem estranho, mas disse que o problema poderia ser a válvula termostática "preguiçosa" segundo ele. Como ele sempre foi o meu mecânico, confiei na analise e comprei a válvula termostática e fiz a troca.

Ao sair da oficina, ao invés do problema ter sido solucionado, a 3° luz branca que antes acendia repetidamente, agora fica o tempo todo acesa e o eletroventilador, liga no segundo estagio e não para e a luz não apaga, ou seja, após o carro aquecer ele ultrapassa os 100°C e o eletroventilador não desarma.

Mesmo assim o carro não ultrapassa a 3° luz branca. Continuei andando com o carro.

No final do ano passado, precisava viajar e o meu mecânico não podia me atender, fui em um segundo mecânico e o mesmo me indicou fazer uma limpeza do radiador, nessa altura, eu precisava viajar e como não tinha muito tempo, realizei a limpeza e para a minha surpresa não havia nada de sujeira no radiador(tempo e dinheiro perdido).

Como o problema se manteve, levei em um terceiro mecânico, devido a falta de horários, esse ultimo, trabalha com carros importados e foi um indicação, o mesmo retirou a bomba dágua e estava normal, trocou o sensor de temperatura(normal, com o computador no carro o 1° estagio do eletroventilador arma com 93°c e o segundo com 103°c, a temperatura baixa um pouco, mas depois volta a subir e estaciona em 103°C e 105°C), trocamos a válvula que ainda estava na garantia e o problema persistiu. "Terceira luz = Eletroventilador armado".

Esse ultimo mecânico disse que eu poderia viajar, porem com cautela, na viagem correu tudo bem, o carro não ferveu nem nada e eu reparei que ao passar nas praças de pedagio o eletroventilador não estava ligado, mesmo com o ar condicionado ligado.

Chegando em Curitiba, o problema apareceu novamente, e agora o carro esta na oficina, liguei a pouco para o mecânico ele comentou que esta procurando por uma resistência do eletroventilador, para testar e tirar a duvida sobre essa peça.

Não estou confiante que o problema sera resolvido, alguem ai passou por algo parecido? Podem me indicar um oficina especializada em francês aqui em CTBA?

Desculpem o tamanho do texto.

É bom escrever tudo que já fez, pois assim já dá pra eliminar algumas hipóteses.

Uma possível causa para o seu problema é que o radiador esteja parcialmente entupido, assim a água não passa por todas as galerias, uma forma de verificar isso é com o carro quente, ver se o radiador está quente por inteiro se estiver só na parte de cima, achou sei problema.

1 hour ago, Rampazzo2 said:

É bom escrever tudo que já fez, pois assim já dá pra eliminar algumas hipóteses.

Uma possível causa para o seu problema é que o radiador esteja parcialmente entupido, assim a água não passa por todas as galerias, uma forma de verificar isso é com o carro quente, ver se o radiador está quente por inteiro se estiver só na parte de cima, achou sei problema.

Obrigado pelo retorno.

Então, quando fiz a limpeza do radiador, ele foi "varetado" e me informaram que não estava entupido. Então também podemos eliminar essa hipótese.

Vlw.

Me parece mais que o problema aí está relacionado ao ventilador, e não ao sistema de arrefecimento. Você já trocou a válvula termoestática, varetou radiador, limpou todo o sistema e, nada. Então, como o ventilador não liga, possivelmente a resistência foi pro saco sim!

On 1/12/2019 at 11:22 AM, Lucas Figueiredo said:

Me parece mais que o problema aí está relacionado ao ventilador, e não ao sistema de arrefecimento. Você já trocou a válvula termoestática, varetou radiador, limpou todo o sistema e, nada. Então, como o ventilador não liga, possivelmente a resistência foi pro saco sim!

Bom dia, falei com o mecânico na sexta feira, e como ele disse que quase tudo o que poderia ser já foi testado, só poderia ser a resistência, porem o eletroventilador esta funcionando sim, tanto no primeiro, quanto no segundo estagio, sendo q ele fica ligado no segundo o tempo todo após atingir a 3° luz do painel.

O que ele comentou, é que quando o carro esta parado e ele acompanhando as temperaturas, o eletroventilador não esta sendo acionado no momento certo, por exemplo:

Quando o carro esta frio, ele aciona o primeiro estagio estando em 94°C e o segundo em 103°C.

Após ele esfriar um pouco, chega a 90°C não arma o primeiro estagio e arma o segundo em 100°C

O que estou tentando dizer é que ele esta armando tanto o primeiro e segundo estagio em temperaturas diferentes e não sempre nas mesmas, então ele chegou na conclusão que pode ser a resistência. Eu ainda continuo acreditando que não é, mas vou acabar comprando a peça e substituindo para tirar a duvida.