Jump to content
Sign in to follow this  
Macro

EW10A vibração excessiva

Recommended Posts

Olá amigos, depois de vender o meu 208 comprei um C4 e estou tendo um problema que talvez alguém aqui possa resolver.

O carro é um exclusive manual 2011 e desde que comprei eu tive a impressão que o motor vibrava muito mais do que deveria, tanto pela sensação que passava pra dentro da cabine quanto pelo qhe era possível ver no cofre do motor.

A lista de coisas que fiz pra tentar resolver o provlema: troquei as velas pelas ngk corretas com gap conferido, troquei todos os três coxins do motor pelos originais, passei a usar aditivo de combustivel(tipo aquele da koube) toda vez que abasteço o carro, limpei a borboleta, fiz o reset da borboleta e autoadaptativos, limpei as valvulas de admissão manualmente, limpei o MAP, troquei a correia e os rolamentos usando as ferramentas de sincronia corretas da raven, troquei o oleo três vezes ao longo deste tempo(andei 15 mil km com o carro).

Feito tudo isso ai longo dos acho que meio ano que estou com o carro, ele ainda continua vibrando bastante tanto sentindo quanto olhando motor. A limpeza das valvulas de admissão foi o que mais surtiu efeito deixando a operaçao do motor mais suave em mudanças bruscas de carga mas a vibração cobtibua lá quase que igual ao dia que peguei o carro. (melhorou um pouco graças ao coxim hidraulico que substituiu um solido vagabundo que tava no carro)

Também comprei o scanner "original" lexia e olhando os gráficos da sonda lambda e o valor que o sensor map reporta(~374mbar com o motor idle), parece estar tudo ok. Posição da borboleta estava a uns 1.4 graus at idle. Acho que o unico parametro meio fora era o avanço de ignição que saia fora dos +-3 graus at idle em alguns momentos mas é algo bem rápido. Se acharem bom eu posto uns screenshots dos gráficos.

Já chequei a tampa de valvula também e o diafragma não está furado, tapei a entrada do canister no coletor pra conferir se talvez não havia nenhuma entrada falsa de ar pelo sistema evaporativo e também não fez nenhuma diferença.

Eu estou suspeitando que seja a bobina de ignição e inspecionando mais de perto ela, tem uma rachadura beeeem fina proxima ao parafuso central dela. O estranho é que o carro não falha então fico com medo de gastar uma dinheirama doida numa peça e no fim das contas não ser ela. As outras coisas que troquei foran caras mas pelo menos eram coisas que eu sabia que estavam quebradas então não foram gastos em vão.

Alguém já viu caso similar ou tem alguma dica de onde proceder pra tentar identificar o problema?

Esqueci de falar que fora a vibração o carro funciona sem problemas quanto ao motor seja com gasolina ou com alcool.

Esta vibração ocorre o tempo todo? Só na marcha lenta? Andando e tal?

3 hours ago, Rampazzo2 said:

Esta vibração ocorre o tempo todo? Só na marcha lenta? Andando e tal?

Não ficou claro no post original mas a vibração vem do motor visivelmente chacoalhando. 

A sensação dentro do carro só fica bastante perceptível quando ele está em marcha lenta(~700rpm) e parado. Quando você aumenta a rotação ou liga o ar condicionado, a sensação diminui bastante porém o motor chacoalha ainda mais do que em marcha lenta.  

Também notei que com o motor frio(coisa de primeiros minutos de operação) ele chacoalha e vibra bem menos, é quando ele esquenta que começa a chacoalhar e vibrar mais.

Outra coisa que esqueci de colocar no post original é que eu também tinha pedido pra verificar a vazão dos Injetores uns dois meses depois de comprar o carro e os quatro estavam quase que exatamente Iguais. Presumo que estivessem limpos assim por causa do aditivo de combustível.

Uns screenshots dos parametros do carro com o motor em temperatura de operação(>90ºC) e com o AC desligado.

01 - Pressão no coletor em 374mbar praticamente travado.

HFHOVN3.jpg

02 - Sonda lambda parece estar funcionando normalmente. Abaixo dela é o gráfico do avanço de Ignição e acima é a posição da borboleta snme.

k7HIm7j.jpg

Fiz dois videos tentando mostrar o motor vibrando:

Também suspeitei do sistema VVT e decidi fazer um teste desplugando(com o motor desligado) a solenoide do VVT depois do motor atingir a temperatura de operação e não fez quase nenhuma diferença na tremedeira do motor.

A ECU do motor registrou a falha e ela também registrou que não estava havendo nenhuma dephasagem no came de admissão então parece que nesse sistema está tudo funcionando corretamente. Ainda pode haver algum problema com a polia mas eu precisaria de um osciloscópio pra ver Isso.

Posted (edited)

Levei semana passada o carro na oficina pra testar a bobina e Infelizmente eles não tinham como testar o secundário pois eles não tinham aquele cabo de vela extensão mas deu pra testar o primário e comparar os parâmetros com um c4 pallas 2.0 que também estava lá.

O primário estava normal porém o tempo de carregamento na minha bobina estava meio estranho comparado ao outro C4, primeiro Indicio era o tempo de carregamento que estava um pouco maior no meu comparado ao do outro(1,74 vs ~1,64) e além disso o tempo de carregamento da bobina 1 do meu variava bastante enquanto todas as outras ficavam quase que perfeitamente estáveis só variando uma pitada depois de dezenas de segundos. Enquanto Isso no outro C4 o tempo de carregamento ficava perfeitamente estável o tempo todo, em todas as bobinas não Importando o que o motor fizesse.

Ao que parece é a bobina mesmo porém eu ainda sim vou atrás de outra oficina com aqueles cabos de vela extensão pra testar o secundário de Ignição. Quero ter certeza absoluta que minha bobina esta ferrada mesmo antes de eu sair gastando ~800 reais numa nova.

EDIT: esqueci de falar que o que parecia ser uma rechadura na minha bobina(mencionei no primeiro post deste thread) na verdade é um detalhe de fabricação que também estava presente  na bobina do outro C4.

Edited by Macro

Posted (edited)

Falei de coxim, mas não havia lido, so visto os videos. Vou analisar melhor rs

Edited by Nitsche13

On 5/10/2019 at 11:00 AM, Nitsche13 said:

Falei de coxim, mas não havia lido, so visto os videos. Vou analisar melhor rs

Isso foi uma das primeiras coisas que me foi sugerido e como o suporte inferior ja tava quebrado eu de cara ja troquei ele e o do câmbio que ainda estava inteiro porém velho. O que fez mais diferenéa foi o do motor pois o que veio no carro era do tipo sólido e eu troquei pelo original hidraulico mas ainda sim só diminuiu um pouco a vibração.

On 15/05/2019 at 03:03, Macro said:

Isso foi uma das primeiras coisas que me foi sugerido e como o suporte inferior ja tava quebrado eu de cara ja troquei ele e o do câmbio que ainda estava inteiro porém velho. O que fez mais diferenéa foi o do motor pois o que veio no carro era do tipo sólido e eu troquei pelo original hidraulico mas ainda sim só diminuiu um pouco a vibração.

Como poso verificar os meus? Meu carro tava com um barulho de metal rangendo (tenho que trocar o kit do anel de vedação do escapamento) e não escutei mais depois de umas coisitas que fiz, mas meu mecânico disse que era o coxin do motor "cansado", me aconselhou a trocar junto da correia dentada  na próxima manutenção. Como é cara da porra essa peça e pretendo trocar o caro ano que vem queria ter certeza, pois o barulho sumiu.

On 5/17/2019 at 9:41 AM, Nitsche13 said:

Como poso verificar os meus? Meu carro tava com um barulho de metal rangendo (tenho que trocar o kit do anel de vedação do escapamento) e não escutei mais depois de umas coisitas que fiz, mas meu mecânico disse que era o coxin do motor "cansado", me aconselhou a trocar junto da correia dentada  na próxima manutenção. Como é cara da porra essa peça e pretendo trocar o caro ano que vem queria ter certeza, pois o barulho sumiu.

O coxim do motor afunda e/ou rasga com o tempo e que eu saiba ele só faz o carro vibrar mais(exceto se rasgar completamente). O que geralmente faz mais barulhos quando quebra é o coxim Inferior/torcional que impede o motor de girar ao aplicar torque nas rodas. Ele rasga e faz barulho quando coloca o carro em drive ou "aplica torque". O coxim do câmbio acredito que seja o que menos sofre dos três e eu não faço Ideia quais seriam os sintomas.

O do motor é mais fácil de diagnosticar com ele fora do carro olhando o quanto afundou, a medida que ele desce forma um espaço maior no topo dele. O Inferior é só ver por baixo do carro(num elevador) se ele está rasgado, as vezes é necessário uma alavanca pra forçar o coxim e evidenciar o rasgo. O do câmbio eu realmente não sei como ver fora desmontando ele mas e bastante Improvável que seja ele o problema se o seu carro não for bastante velho ou se você não tiver rodado bastante tempo com os outros coxins quebrados(isso é o que normalmente ferra o coxim do câmbio).

Se o coxim do motor for do tipo hidráulico(não me lembro se o do 208 é, geralmente carros mais simples é só de borracha), também pode acontecer da bolsa de óleo se romper e o óleo vazar só que ai fica fácil de ver pois a área em volta do coxim fica suja de óleo.

Pra ilustrar, uma foto do coxim do novo uno que eu tive antes do C4, era um carro pouquíssimo rodado , comprei com 21 mil km e 8 anos de idade. O coxim ainda estava bom porém ele já tinha descido bastante por causa da idade dele.

O meu:

EOkrQYO.jpg

Um novo:

FSHqw0J.jpg

Entendi, meu carro está com 63 mil bem novo e o barulho parou depois que troquei umas presilhas e colei umas partes dos tapes internos soltos. Que viagem né? Hoje vou levar no elevador e dar uma verificada, mas o coxim é muito novo para trocar, mas vou confirmar com meu mecânico, pois é uma peça cara.

On 28/02/2019 at 12:14, Macro said:

Olá amigos, depois de vender o meu 208 comprei um C4 e estou tendo um problema que talvez alguém aqui possa resolver.

O carro é um exclusive manual 2011 e desde que comprei eu tive a impressão que o motor vibrava muito mais do que deveria, tanto pela sensação que passava pra dentro da cabine quanto pelo qhe era possível ver no cofre do motor.

A lista de coisas que fiz pra tentar resolver o provlema: troquei as velas pelas ngk corretas com gap conferido, troquei todos os três coxins do motor pelos originais, passei a usar aditivo de combustivel(tipo aquele da koube) toda vez que abasteço o carro, limpei a borboleta, fiz o reset da borboleta e autoadaptativos, limpei as valvulas de admissão manualmente, limpei o MAP, troquei a correia e os rolamentos usando as ferramentas de sincronia corretas da raven, troquei o oleo três vezes ao longo deste tempo(andei 15 mil km com o carro).

Feito tudo isso ai longo dos acho que meio ano que estou com o carro, ele ainda continua vibrando bastante tanto sentindo quanto olhando motor. A limpeza das valvulas de admissão foi o que mais surtiu efeito deixando a operaçao do motor mais suave em mudanças bruscas de carga mas a vibração cobtibua lá quase que igual ao dia que peguei o carro. (melhorou um pouco graças ao coxim hidraulico que substituiu um solido vagabundo que tava no carro)

Também comprei o scanner "original" lexia e olhando os gráficos da sonda lambda e o valor que o sensor map reporta(~374mbar com o motor idle), parece estar tudo ok. Posição da borboleta estava a uns 1.4 graus at idle. Acho que o unico parametro meio fora era o avanço de ignição que saia fora dos +-3 graus at idle em alguns momentos mas é algo bem rápido. Se acharem bom eu posto uns screenshots dos gráficos.

Já chequei a tampa de valvula também e o diafragma não está furado, tapei a entrada do canister no coletor pra conferir se talvez não havia nenhuma entrada falsa de ar pelo sistema evaporativo e também não fez nenhuma diferença.

Eu estou suspeitando que seja a bobina de ignição e inspecionando mais de perto ela, tem uma rachadura beeeem fina proxima ao parafuso central dela. O estranho é que o carro não falha então fico com medo de gastar uma dinheirama doida numa peça e no fim das contas não ser ela. As outras coisas que troquei foran caras mas pelo menos eram coisas que eu sabia que estavam quebradas então não foram gastos em vão.

Alguém já viu caso similar ou tem alguma dica de onde proceder pra tentar identificar o problema?

Esqueci de falar que fora a vibração o carro funciona sem problemas quanto ao motor seja com gasolina ou com alcool.

Cara, não sei se vai te ajudar.

O meu é um 206, 1.4, 8v, também sentia vibração excessiva do motor (em marcha lenta).

O carro não variava rotação do conta-giros, muito menos tem qualquer alteração de iluminação caindo/aumentando.

O scanner Lexia também acusava tudo normal. Verifiquei coxins, troquei velas, limpei bicos, testei uma bobina novinha, e nada.

Só descobri o problema levando num centro automotivo que trabalha apenas com injeção, com aqueles aparelhos fodasticos. Hehehehehhehe!

Nele acusou um tempo de injeção e admissão altos. Aí o mecanico investigou mais e viu que a pressão (psi) no primeiro cilindro estava muito abaixo do normal (por volta de 95). Os outros 3 normais, com valor de 132.

Pelo que entendi (me corrijam se eu estiver errado), o combustível não explode no tempo certo e causa essas vibrações aí.

O carro funciona de boa, depois que o motor "esquenta", praticamente não sinto mais as vibrações.

Mas quando acaba de ligar, é chatinho.

O jeito no meu é abrir o cabeçote pra ver o que está acontecendo.

Bem, é isso. Espero que ajude.

On 5/22/2019 at 11:04 AM, Ludiaz said:

Cara, não sei se vai te ajudar.

O meu é um 206, 1.4, 8v, também sentia vibração excessiva do motor (em marcha lenta).

O carro não variava rotação do conta-giros, muito menos tem qualquer alteração de iluminação caindo/aumentando.

O scanner Lexia também acusava tudo normal. Verifiquei coxins, troquei velas, limpei bicos, testei uma bobina novinha, e nada.

Só descobri o problema levando num centro automotivo que trabalha apenas com injeção, com aqueles aparelhos fodasticos. Hehehehehhehe!

Nele acusou um tempo de injeção e admissão altos. Aí o mecanico investigou mais e viu que a pressão (psi) no primeiro cilindro estava muito abaixo do normal (por volta de 95). Os outros 3 normais, com valor de 132.

Pelo que entendi (me corrijam se eu estiver errado), o combustível não explode no tempo certo e causa essas vibrações aí.

O carro funciona de boa, depois que o motor "esquenta", praticamente não sinto mais as vibrações.

Mas quando acaba de ligar, é chatinho.

O jeito no meu é abrir o cabeçote pra ver o que está acontecendo.

Bem, é isso. Espero que ajude.

Eu cheguei a perguntar pro mecânico se poderia ser baixa compressão(o problema que você relatou no seu carro) mas ele falou que não era. E se for parar pra pensar, se fosse baixa compressão em algum dos cilindros o carro ficaria mais fraco e teria um funcionamento mais Irregular durante o uso(tipo o motor ficar estranho), coisa que felizmente não está acontecendo no meu. No meu caso ele só vibra bastante, de resto ele funciona normalmente, tanto que já conseguimos andar mais de 20 mil km desde que compramos sem nenhum problema.

E meio que aproveitando a linha de raciocinio do seu mecânico, olhando os parâmetros do motor e comparando a outros carros(tiros os dados de videos no youtube mostrando a revisão de carros com o mesmo motor), parece tudo estar similar, MAP(pressão de ar no coletor), tempo de Injeção, variação da sonda lambda etc. Acho que se tivesse um problema de baixa compressão pelo menos hum desses parâmetros ficaria fora do normal sem a ECU acusar algum erro.

Sobre o efeito negativo da baixa compressão, acredito que o problema venha do desequilibrio entre os cilindros. Se a compressão é menor, consequentemente a força produzida será menor por haver uma perda de parte da expansão de gases que a combustão causa no cilindro e assim num sistema onde hum ou mais cilindros está produzindo menos força você vai sentir esse desequilibrio, seja por vibrações ou por falta de força do motor. Isso é o que presumo que aconteça.

Ainda sim agradeço peço seu relato, se a troca da minha bobina não surtir efeito vou mandar fazer um teste de compressão e vazão* pra ver se não tem nenhum problema mecânico escondido no motor.

*nem sempre eles fazem esse teste pois muitos mecânico não tem a ferramenta mas é sempre bom fazer caso suspeite de baixa compressão

Teste de compressão agora deve ser prioridade