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Macro

EW10A vibração excessiva

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Olá amigos, depois de vender o meu 208 comprei um C4 e estou tendo um problema que talvez alguém aqui possa resolver.

 

O carro é um exclusive manual 2011 e desde que comprei eu tive a impressão que o motor vibrava muito mais do que deveria, tanto pela sensação que passava pra dentro da cabine quanto pelo qhe era possível ver no cofre do motor.

A lista de coisas que fiz pra tentar resolver o provlema: troquei as velas pelas ngk corretas com gap conferido, troquei todos os três coxins do motor pelos originais, passei a usar aditivo de combustivel(tipo aquele da koube) toda vez que abasteço o carro, limpei a borboleta, fiz o reset da borboleta e autoadaptativos, limpei as valvulas de admissão manualmente, limpei o MAP, troquei a correia e os rolamentos usando as ferramentas de sincronia corretas da raven, troquei o oleo três vezes ao longo deste tempo(andei 15 mil km com o carro).

 

Feito tudo isso ai longo dos acho que meio ano que estou com o carro, ele ainda continua vibrando bastante tanto sentindo quanto olhando motor. A limpeza das valvulas de admissão foi o que mais surtiu efeito deixando a operaçao do motor mais suave em mudanças bruscas de carga mas a vibração cobtibua lá quase que igual ao dia que peguei o carro. (melhorou um pouco graças ao coxim hidraulico que substituiu um solido vagabundo que tava no carro)

Também comprei o scanner "original" lexia e olhando os gráficos da sonda lambda e o valor que o sensor map reporta(~374mbar com o motor idle), parece estar tudo ok. Posição da borboleta estava a uns 1.4 graus at idle. Acho que o unico parametro meio fora era o avanço de ignição que saia fora dos +-3 graus at idle em alguns momentos mas é algo bem rápido. Se acharem bom eu posto uns screenshots dos gráficos.

Já chequei a tampa de valvula também e o diafragma não está furado, tapei a entrada do canister no coletor pra conferir se talvez não havia nenhuma entrada falsa de ar pelo sistema evaporativo e também não fez nenhuma diferença.

Eu estou suspeitando que seja a bobina de ignição e inspecionando mais de perto ela, tem uma rachadura beeeem fina proxima ao parafuso central dela. O estranho é que o carro não falha então fico com medo de gastar uma dinheirama doida numa peça e no fim das contas não ser ela. As outras coisas que troquei foran caras mas pelo menos eram coisas que eu sabia que estavam quebradas então não foram gastos em vão.

 

Alguém já viu caso similar ou tem alguma dica de onde proceder pra tentar identificar o problema?

 

Esqueci de falar que fora a vibração o carro funciona sem problemas quanto ao motor seja com gasolina ou com alcool.

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Esta vibração ocorre o tempo todo? Só na marcha lenta? Andando e tal?

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3 hours ago, Rampazzo2 said:

Esta vibração ocorre o tempo todo? Só na marcha lenta? Andando e tal?

Não ficou claro no post original mas a vibração vem do motor visivelmente chacoalhando. 

A sensação dentro do carro só fica bastante perceptível quando ele está em marcha lenta(~700rpm) e parado. Quando você aumenta a rotação ou liga o ar condicionado, a sensação diminui bastante porém o motor chacoalha ainda mais do que em marcha lenta.  

Também notei que com o motor frio(coisa de primeiros minutos de operação) ele chacoalha e vibra bem menos, é quando ele esquenta que começa a chacoalhar e vibrar mais.

 

 

 

Outra coisa que esqueci de colocar no post original é que eu também tinha pedido pra verificar a vazão dos Injetores uns dois meses depois de comprar o carro e os quatro estavam quase que exatamente Iguais. Presumo que estivessem limpos assim por causa do aditivo de combustível.

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Uns screenshots dos parametros do carro com o motor em temperatura de operação(>90ºC) e com o AC desligado.

 

01 - Pressão no coletor em 374mbar praticamente travado.

HFHOVN3.jpg

 

 

 

 

02 - Sonda lambda parece estar funcionando normalmente. Abaixo dela é o gráfico do avanço de Ignição e acima é a posição da borboleta snme.

k7HIm7j.jpg

 

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Fiz dois videos tentando mostrar o motor vibrando:

 

 

 

 

 

 

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Também suspeitei do sistema VVT e decidi fazer um teste desplugando(com o motor desligado) a solenoide do VVT depois do motor atingir a temperatura de operação e não fez quase nenhuma diferença na tremedeira do motor.

 

A ECU do motor registrou a falha e ela também registrou que não estava havendo nenhuma dephasagem no came de admissão então parece que nesse sistema está tudo funcionando corretamente. Ainda pode haver algum problema com a polia mas eu precisaria de um osciloscópio pra ver Isso.

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