Jump to content
Sign in to follow this  
Mike Castro

206 automático, é ruim como falam?

Recommended Posts

Fala galera, belezinha?

Graças a Deus está chegando a hora do (merecido) descanso do Carniça (meu Golzinho quadrado 91). E sou apaixonado pelos 206. Vi que as SW são mais desvalorizadas que os hatch, e isso para mim é bom, o espaço extra no bagageiro é útil para mim, hehe!

E vi algumas opções, de 206 SW Feline, automático. Só que buscando na internet, todas as avaliações dizem praticamente a mesma coisa: "cambio dá tranco, relações de marchas muito espaçadas, giro cai muito entre uma e outra marcha, etc"

Vocês acham que é isso tudo mesmo? A versão automática é "muito pior" de guiar que a versão manual? Eu pergunto, porque viajo bastante em regiões de serra, pista simples, etc.

Sobre a má-fama do câmbio AL4 eu li aqui no CP, mas não sei se é isso tudo.

Comprar um carrinho desses, com dez anos de uso, lhes parece uma decisão muito idiota? hehe!

Valeu negada! Logo mais to de Peugeot de novo!

Aguardar o pessoal com mais expertise responder, mas a principio vão te recomendar a versão 1.6 16v manual, feine são as versões mais completas dos 206, o que pega no cambio aut é o consumo e manutenção mais cara se der zica, mas aguardar quem teve de fato essas versões

eu já tive um 206 ano 99 1.6 8v e agora um 206 1.4, na estrada faz diferença o motor mais potente, pra meu estilo de dirigir o 1.4 tá de bom tamanho

Mike, eu tive um 206 hatch automático (só ver a Garagem dele na minha assinatura), e é bem isso mesmo. Como só tem 4 marchas e o TU5 não tem tanto torque quanto o EW10, o carro sofre pra sair do lugar e ganhar velocidade, o que é menos sentido quando já se está em velocidade (digamos, em estrada) e reduz uma marcha para ultrapassagem. 

Como o EW10 tem lá seus 22 kgfm de torque no álcool (e o câmbio tem limitação técnica de 23 kgfm de torque), ele suporta melhor um câmbio mais longo - quanto mais longas as relações, menor a multiplicação do torque que chega às rodas. Não sei dizer se a relação no TU5 é a mesma no EW10 é a mesma, creio que não, mas de todo modo o câmbio AL4 no 206 vai ter relações mais longas que o manual de cinco marchas.

No meu caso específico, comprei o carro e dava trancos violentos em quase todas as marchas. Voltei na concessionária onde comprei (era usado, então tinha a famosa garantia de 3 meses para motor e câmbio), falei com o mecânico e ele disse "é óleo baixo". Realmente tinha menos óleo, ele completou e diminuíram os trancos. Porém, restava um tranco HORRÍVEL que só aparecia com o carro quente, de primeira para segunda marcha, que era algo similar a passar marcha com o pé fundo no acelerador. Voltei de novo à concessionária e o mecânico disse que eram as eletroválvulas, e como não tinha em estoque, iria pedir na fábrica. Antes de as peças chegarem, tive que vender o carro.

Porém nesse meio tempo eu viajei pro Nacional de 2011. Na estrada até que não fez feio, depois de embalado até que ia legal. O ruim é mais sair da imobilidade mesmo.

Resumo: se fizer questão de AL4 por ser automático e barato, melhor ir de 307, porque o câmbio ficou "menos ruim" nele.

edit: o câmbio dá problema sim, e não é questão de "se", e sim de "quando". Aí faz-se uma primeira troca de óleo trocando junto as eletroválvulas (da BorgWarner), e depois a cada 40 ou 50 mil km, troca-se o óleo. Alguns donos fazem o "enxágue" da caixa, trocando o óleo de especificação original Dexron 3 pelo Dexron 6, mas aí vão pelo menos 10 litros de óleo, porque coloca o óleo novo, roda um pouco, mistura com o velho, escoa, coloca novo, roda um pouco, mistura com o velho (que já tinha misturado com o novo), escoa, repete umas 5x. Mais barato que abrir a caixa toda pra tirar todo o óleo. Fazendo isso você reduz a quase zero a incidência de problemas (quase sempre relacionados a óleo velho e eletroválvulas defeituosas, e que se não forem corrigidos, desgastam outras peças do câmbio, essas sim bem mais caras), porém continua um câmbio burro e beberrão.

Edited by Duzinfa

6 hours ago, Duzinfa said:

Mike, eu tive um 206 hatch automático (só ver a Garagem dele na minha assinatura), e é bem isso mesmo. Como só tem 4 marchas e o TU5 não tem tanto torque quanto o EW10, o carro sofre pra sair do lugar e ganhar velocidade, o que é menos sentido quando já se está em velocidade (digamos, em estrada) e reduz uma marcha para ultrapassagem. 

Como o EW10 tem lá seus 22 kgfm de torque no álcool (e o câmbio tem limitação técnica de 23 kgfm de torque), ele suporta melhor um câmbio mais longo - quanto mais longas as relações, menor a multiplicação do torque que chega às rodas. Não sei dizer se a relação no TU5 é a mesma no EW10 é a mesma, creio que não, mas de todo modo o câmbio AL4 no 206 vai ter relações mais longas que o manual de cinco marchas.

No meu caso específico, comprei o carro e dava trancos violentos em quase todas as marchas. Voltei na concessionária onde comprei (era usado, então tinha a famosa garantia de 3 meses para motor e câmbio), falei com o mecânico e ele disse "é óleo baixo". Realmente tinha menos óleo, ele completou e diminuíram os trancos. Porém, restava um tranco HORRÍVEL que só aparecia com o carro quente, de primeira para segunda marcha, que era algo similar a passar marcha com o pé fundo no acelerador. Voltei de novo à concessionária e o mecânico disse que eram as eletroválvulas, e como não tinha em estoque, iria pedir na fábrica. Antes de as peças chegarem, tive que vender o carro.

Porém nesse meio tempo eu viajei pro Nacional de 2011. Na estrada até que não fez feio, depois de embalado até que ia legal. O ruim é mais sair da imobilidade mesmo.

Resumo: se fizer questão de AL4 por ser automático e barato, melhor ir de 307, porque o câmbio ficou "menos ruim" nele.

edit: o câmbio dá problema sim, e não é questão de "se", e sim de "quando". Aí faz-se uma primeira troca de óleo trocando junto as eletroválvulas (da BorgWarner), e depois a cada 40 ou 50 mil km, troca-se o óleo. Alguns donos fazem o "enxágue" da caixa, trocando o óleo de especificação original Dexron 3 pelo Dexron 6, mas aí vão pelo menos 10 litros de óleo, porque coloca o óleo novo, roda um pouco, mistura com o velho, escoa, coloca novo, roda um pouco, mistura com o velho (que já tinha misturado com o novo), escoa, repete umas 5x. Mais barato que abrir a caixa toda pra tirar todo o óleo. Fazendo isso você reduz a quase zero a incidência de problemas (quase sempre relacionados a óleo velho e eletroválvulas defeituosas, e que se não forem corrigidos, desgastam outras peças do câmbio, essas sim bem mais caras), porém continua um câmbio burro e beberrão.

Duzinfa, meu amigo! Obrigado pelo review completo!

Vou fugir dessa versão então!

Eu coloquei na cabeça um carrinho entre 12 e 14 mil, e dentre as opções, caí nos 206, hehehe.

Como as SW são sempre mais desvalorizadas que o hatch, vou de SW mesmo (o que pra mim é até uma vantagem, já que no meu trampo carrego mta tralha)

Na frase que vc diz: "Se faz questão de AL4...", na verdade eu fui olhando as versões, e fiquei entre Escapade e Feline, ambas pelo motor 1,6, e pelo banco melhor que o cadeira de praia dos Presence, rsrsrs. (Vc conhece bem kkkk)Aí vi umas versões AT, fiquei curioso, quis ver a opinião da galera!

Mas seu depoimento fez passar a curiosidade rapidinho! 206 AT está descartado da lista, rsrsrs. Vou até desfavoritar da OLX os anuncios de AT, kkkkkkkkkk

Irmão, muito obrigado pela disposição! Apesar de eu estar meio sumido nas postagens, sempre leio o CP, acompanho as noticias, etc.

Se tudo correr conforme o planejado, logo monto uma garagem aqui, apresentando o novo filhote!

Abração!

Edited by Mike Castro

7 hours ago, graspa said:

Aguardar o pessoal com mais expertise responder, mas a principio vão te recomendar a versão 1.6 16v manual, feine são as versões mais completas dos 206, o que pega no cambio aut é o consumo e manutenção mais cara se der zica, mas aguardar quem teve de fato essas versões

eu já tive um 206 ano 99 1.6 8v e agora um 206 1.4, na estrada faz diferença o motor mais potente, pra meu estilo de dirigir o 1.4 tá de bom tamanho

Opa, valeu parceiro!

Eu meio que conheço a questão de equipamentos, motores, etc, dos 206. Tanto que, como escrevi pro duzinfa, coloquei na cabeça uma Escapade ou Feline, por causa do motor 1,6, freio traseiro a disco, bancos melhores, etc.

Minha dúvida era mais específica ao casamento do cambio AL4 com o motor 1,6, que o Duza já avaliou como ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu, abraço!!!

Entre Escapade e Feline, EU iria de Feline. Os pneus todo-terreno da Escapade são mais caros e, salvo engano, ela não vinha com o CB de 3 linhas, que vinha no Feline. Mas os bancos são os mesmos e sim, bem melhores que os do XR/Sensation.

amigo, como já falado, automático é certeza de problema mais cedo ou mais tarde.

existem alguns outros detalhes chatos, mas a maioria dos carros de quase todas as marcas tem. tu saindo de um quadrado sentiria beeem a diferença, mesmo com câmbio manual (acredite, tive 3 quadrados e 1 206 1.6 8v)

hahaha

sendo sincero:

todo carro que é "melhor", mais completo e tal, mas tem o preço abaixo da média dos concorrente é por algum motivo. um 206 1.6 mais completo e mais barato que um gol ou celta 1.0 do mesmo ano e pelado não é a toa.

os peugeot e citroen em geral são mais equipados e mais baratos por causa dos problemas com algumas peças, manutenção mais cara, suspensão sensível, etc.

não estou dizendo que não são bons, adorava meu 206, mas quem tem é porque gosta do carro, é uma escolha mais emocional que racional.

ainda mais comprando usado, sem saber se a manutenção foi feita como deveria.

On 03/12/2019 at 08:55, Duzinfa said:

Entre Escapade e Feline, EU iria de Feline. Os pneus todo-terreno da Escapade são mais caros e, salvo engano, ela não vinha com o CB de 3 linhas, que vinha no Feline. Mas os bancos são os mesmos e sim, bem melhores que os do XR/Sensation.

Fala Duzinfa! Eu também estou inclinado às Feline. A seu favor, pesam ar digital, CB três linhas, como vc disse, porém eu acho o visual da Escapade matador, hahaha!

Fico imaginando uma Escapadezinha, com as Equinoxe grafite, uma rasteirazinha de leve, ahhh meu Deus!!!!

Porém, são mais simples no CB, né...

Eu vi duas, uma Feline cinza com 88 mil km, e uma Escapade amarela com 86 mil... A briga vai ser boa, hahahah!

Valeu, amigo!

On 05/12/2019 at 22:49, tiagorochanh said:

amigo, como já falado, automático é certeza de problema mais cedo ou mais tarde.

existem alguns outros detalhes chatos, mas a maioria dos carros de quase todas as marcas tem. tu saindo de um quadrado sentiria beeem a diferença, mesmo com câmbio manual (acredite, tive 3 quadrados e 1 206 1.6 8v)

hahaha

sendo sincero:

todo carro que é "melhor", mais completo e tal, mas tem o preço abaixo da média dos concorrente é por algum motivo. um 206 1.6 mais completo e mais barato que um gol ou celta 1.0 do mesmo ano e pelado não é a toa.

os peugeot e citroen em geral são mais equipados e mais baratos por causa dos problemas com algumas peças, manutenção mais cara, suspensão sensível, etc.

não estou dizendo que não são bons, adorava meu 206, mas quem tem é porque gosta do carro, é uma escolha mais emocional que racional.

ainda mais comprando usado, sem saber se a manutenção foi feita como deveria.

Opa, obrigado por comentar!

Sobre a má fama dos 206, eu conheço um pouquinho, tive um 206 1.4 Presence, botei quase 100 mil km no bichinho. E vou te falar, manutenção de boas demais. Uma ou outra coisa mais cara que os Gol e Corsa de amigos, em especial na suspensão.

Esse Gol quadrado foi resultado de um pós divorcio, precisava de algo com motor e rodas para me locomover. Decidi que seria o mais simples, economico e manutenção simples, revenda fácil que pudesse. Fiquei entre Gol quadrado e Uno. Peguei o Golzinho.

Agora, três anos depois, mente, corpo e bolso recuperados do "sinistro", quero um carro que me dê prazer em andar, sabe?

Aquele carro que a gente olha pra trás, quando vai acionar o alarme, e pensa: "PQP que carrinho legal"

E na faixa de preço que eu posso gastar, sem financiamento, deixando grana pra revisão, seguro e transferência, a escolha caiu sobre os pejozinhos!

Clio é bonito por fora e tem boa dinâmica, mas a interna é medonha.

Gol, Palio, Celta, Corsa, Fiesta, 90% é 1,0-L, e sempre falta algum item de conforto/comodidade. Aí vc acha Corsa 1,8 básico, Corsa 1,0 com AC mas sem DH, Celta com aquele painel de carrinho de plastico, Gol G3/G4 com aquela posição estranha de guiar, Palio com aquele painelzão que me cobre a cara toda e bancos horríveis (tenho 1,67m de altura)

Achei uns Fiesta, mas aquela interna dele é de morrer de feia...

Aí vem os "restos de rico", sedãs medios, mais velhos, mais luxuosos, etc. Mas aí vem consumo mais alto, peças mais caras, etc... E desses, eu quero distância, hehehehe!

Abraço!

Amigo, o câmbio AL4 é um pouco problemático,  mas pelo que os usuários experientes afirmam

tem cura. Passo-lhe o link abaixo e na parte de "comentários" tem alguns depoimentos interessantes.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-806901985-kit-eletrovalvula-solenoide-al4dp0-peugeot-citroen-renault-_JM?matt_tool=86155663&matt_word=&gclid=Cj0KCQiA_rfvBRCPARIsANlV66Mcf8jgrKc7hd8i6odhJO9JRaTEXViau8jc8Mvu2E0NKsurmw3_KgAaAp8NEALw_wcB